sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Como cultivar o hábito de leitura?



POR: MARLUCIA BARBOSA

Ler é aprendizagem. A leitura, como aprendizagem, começa cedo e vai por toda a vida.Como incentivar as novas gerações a amarem a leitura? Esse é o desafio de pais e educadores, nos dias atuais, quando a televisão, essa máquina de fazer doido, se constitui num instrumento de emburrecimento precoce de nossa infância, impondo com sua programação inútil, certa nivelação, por baixo, de nossa inteligência.
Ninguém nasce gostando de ler, somos educados para certos hábitos e nos identificamos com certas necessidades que, com o passar do tempo, vamos descobrindo. Os pais precisam investir na leitura, incentivar os filhos a lerem o máximo que puderem.
Numa casa onde não se encontram livros, crianças não encontrarão o ambiente necessário para uma boa formação intelectual. Existem vários programas de incentivo à leitura, mas tais incentivos esbarram na falta de exemplos dentro do lar. Se a criança esbarram com pais que sempre estão com livros na mão, terão seu interesse, pela leitura, despertado.
O exemplo de casa é o principal incentivo para que a criança comece a ter interesse pela lçeitura. O livro é um investimento e, para a vida toda. O livro é o caminho para uma grande e maravilhosa viagem nas asas da imaginação.
A construção de uma bibliotéca familiar será um grande incentivo à leitura no ambiente da casa. Crianças que aprendem a conviver com os livros desde cedo, aprendem a amá-los e respeitá-los como fonte de futuro e saber.
Como exemplo próprio, sempre gostei de livros, desde a minha mais tenra idade, mas devo, com certeza, a minha mãe(ela mal terminou a antiga quarta série do ensino fundamental)este bom hábito.
Minha mãe costumava nos reunir a sua volta e lia para nós, muitas vezes, parava a leitura para derramar algumas lágrimas, por conta de alguma passagem mais emocionante e nós, ficávamos em silêncio, sorvendo aquele momento e, com a imaginação a voar, esperando-a enchugar as lágrimas e retornar às mágicas páginas que tantas vezes nos transportava para um outro mundo, cheio de fantasias, cheios de amor pelos livros.
Para concluir,digo que não é fácil a leitura nos nossos dias. Vivemos a era da imagem e da Internet com suas abreviações e códigos. Mas nem por isso os pais devem abandonar o exemplo da leitura e do diálogo com os filhos, para que os mesmos possam lembrar desses momentos para o resto de suas vidas.

2 comentários:

Unknown disse...

Concordo plenamente com a Marlucia que o amor pela leitura deve começar no seio familiar porque um pai ou mãe le o filho tem tendencia em imitar como aconteceu comigo.

Unknown disse...

Concordo plenamente consigo, pois se nos apegamos aqueles q tem um bom habito de leitura concerteza q terá bons sucesso para frente